BOAS PRÁTICAS – ACONTECE NAS ESCOLAS: Escola Estadual Profa. Hercy Moraes participa da Olimpíada Brasileira de Robótica – Etapa Regional

Escola Estadual Profa. Hercy Moraes participa da Olimpíada Brasileira de Robótica – Etapa Regional

No dia 13 de junho de 2025, a Escola Estadual Profa. Hercy Moraes marcou presença na Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada nas dependências da UNIP – Cidade Universitária, em São Paulo. Representando com orgulho a única escola estadual de Campinas no evento, a equipe da Hercy Moraes foi composta pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio: Amiel, Gustavo, Lucas e Matheus, sob a orientação do professor Leandro, docente das disciplinas de Biologia e Robótica da unidade.

A equipe apresentou um robô autônomo de resgate desenvolvido com base em programação Arduino. O protótipo foi capaz de realizar tarefas complexas, como seguir trajetórias por linhas no solo, detectar e desviar de obstáculos, transpor desníveis na arena e rastrear caminhos predeterminados. A construção do robô e a participação na competição exigiram a aplicação prática de conhecimentos multidisciplinares, especialmente nas áreas de Matemática, Física e Robótica.

Essa foi a primeira vez que a escola participou de uma competição de grande porte voltada à Cultura Maker e à Robótica Educacional. O resultado é fruto de um trabalho consistente desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos, que envolveu projetos interdisciplinares liderados pelo professor Leandro, com apoio da Gestão Escolar, em parceria com instituições de ensino superior e ações promovidas pela Diretoria de Ensino.

A participação na OBR representa um marco importante não somente para a E. E. Profa. Hercy Moraes, mas também para a Diretoria de Ensino Campinas Leste e o município de Campinas, evidenciando o potencial transformador das iniciativas de inovação tecnológica no ambiente escolar e o compromisso com uma educação pública de qualidade, voltada ao protagonismo juvenil, à criatividade e ao desenvolvimento de competências para o século XXI.