Estrutura da Organização

Reestruturação Secretaria da Educação do Estado de São Paulo​

No novo modelo de gestão, a Pasta passa a ter cinco novas coordenadorias que centralizarão as tarefas administrativas. As atuais coordenadorias de Ensino da Grande São Paulo e do Interior (COGSP e CEI), de Ensino e Normas Pedagógicas (CENP) e os departamentos de Recursos Humanos (DRHU) e Suprimento Escolar (DSE) foram extintos e os servidores destas áreas transferidos para as novas unidades, de acordo com suas funções.

A reformulação do antigo modelo, que estava em vigor há 35 anos, foi pensada em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e levou três anos para ser concluída. “Na nova estrutura, cada coordenadoria cuidará por inteiro de sua área, antes as tarefas administrativas estavam divididas entre os setores”, explica Fernando Padula, chefe de gabinete da Secretaria. De acordo com Padula, a mudança  permite que escolas e professores se dediquem exclusivamente ao processo de ensino, passando os serviços administrativos para os órgãos centrais e para as Diretorias de Ensino.

No novo modelo, as tarefas administrativas deixam de ser desempenhadas por educadores. “Os cargos na administração serão preenchidos por profissionais específicos para cada área”, afirma. No entanto, os educadores que hoje atuam nestas áreas permanecerão em seus postos até se aposentarem.

No novo organograma, a Secretaria tem como órgãos vinculados o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e o Comitê de Políticas Educacionais. Na sequência estão posicionadas a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores – “Paulo Renato Costa Souza”, e as coordenadorias de Gestão da Educação Básica, de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional,

de Infraestrutura e Serviços Escolares, de Gestão de Recursos Humanos e de Orçamento e Finanças​

VEJA NESSE (LINK) O DECRETO Nº 57.141, DE 18 DE JULHO DE 2011 – Reorganiza a Secretaria da Educação e dá providências correlatas