Comunicado 78/24 – DERCLT – ATRIBUICAO DE CLASSES E AULAS – ANO LETIVO 2025

Comunicado 78/24 – DERCLT   – ATRIBUICAO DE CLASSES E AULAS – ANO LETIVO 2025 

Em 04/12/2024, a Portaria CGRH 38, de 25 de novembro de 2024, foi republicada nos seguintes termos:

Estabelece datas e procedimentos para o Processo de Atribuição Inicial de Classes e Aulas para o ano de 2025, aos docentes titulares de cargo e não efetivos (P, N, F) e aos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, classificados no Processo Seletivo Simplificado VUNESP 05-06-2024. – Ano Letivo 2025

Atribuição de classes e aulas aos docentes titulares de cargo (A), titulares de cargo ingressantes (I) e não efetivos (P, N, F)

– A atribuição de classes e aulas no processo inicial aos docentes titulares de cargo (A), titulares de cargo ingressantes (I) e não efetivos (P, N, F), ocorrerá em fases, na Unidade Escolar e Diretoria de Ensino, na seguinte conformidade:

Etapa I – Unidade Escolar: atribuição a docentes efetivos, ingressantes e não efetivos habilitados e autorizados, nos termos da parte A, B e C da Indicação CEE 213/2021, respeitado, respectivamente, o direito dos demais titulares de cargo e não efetivos e o cronograma de atribuição, de acordo com a situação funcional docente.

Durante a Etapa I de atribuição de classes e aulas aos docentes habilitados, poderão ser atribuídas, além das aulas da disciplina específica, aulas da disciplina autorizada e aulas das demais disciplinas de habilitação da licenciatura plena, bem como disciplinas decorrentes de outra(s) licenciatura(s) que o docente possua.

Em todas as etapas e fases a atribuição de classes e aulas seguirá a classificação decorrente no disposto na Resolução SEDUC nº 70, de 07-10-2024.

O Processo de Atribuição de Classes e Aulas – Etapa I, ocorrerá na Secretaria Escolar Digital – SED https://sed.educacao.sp.gov.br, e atenderá ao seguinte cronograma:

ETAPA I – Fase 1 – Unidade Escolar

Data

Horário

Evento

10/12/2024

13h às 23h59

Manifestação de interesse na SED – titular de cargo (A) e ingressantes (I) – em nível de unidade escolar.

11/12/2024

8h às 18h

Atribuição de classes e aulas – titular de cargo (A) e ingressante (I) – em nível de unidade escolar.

Na Etapa I – Fase 1, a atribuição de classes e aulas referente à manifestação de interesse realizada pelos docentes titulares de cargo, para:

a) constituição da jornada de trabalho docente regidos pela Lei Complementar n° 836/1997 e Lei Complementar n° 1.374/2022, bem como atendimento da jornada de opção, conforme indicado no momento da adesão, aos docentes regidos pela Lei Complementar n° 1.374/2022;

b) composição da jornada de trabalho;

c) ampliação da jornada de trabalho;

d) carga suplementar de trabalho docente.

Os docentes ingressantes que não tiverem a declaração de posse deverão comprovar que houve suspensão de posse apresentando cópia de publicação do ato em Diário Oficial do Estado (DOE).

Compete ao Diretor de Escola/Diretor Escolar iniciar a constituição da jornada do Professor Articulador da Sala de Leitura que foi aprovado no processo de seleção, mediante perfil professional, com a disciplina específica do cargo, para atribuição de aulas do programa.

ETAPA I – Fase 2 – DIRETORIA DE ENSINO

Data

Horário

Evento

12/12/2024

14h às 23h59

Manifestação de interesse na SED – titular de cargo (A) e ingressante (I) – em nível de Diretoria de Ensino.

13/12/2024

8h às 18h

Atribuição de classe e aulas – titular de cargo (A) e ingressantes (I) – em nível de Diretoria de Ensino

Na Etapa I – Fase 2, a atribuição de classes e aulas referente à manifestação de interesse realizada pelos docentes titulares de cargo (A) e ingressantes (I), para:

a) constituição da jornada de trabalho a docentes adidos ou parcialmente atendidos na unidade escolar, por ordem de classificação;

b) composição da jornada de trabalho a docentes adidos ou parcialmente atendidos na constituição da jornada, por ordem de classificação;

c) carga suplementar de trabalho docente;

Em nível de Diretoria de Ensino, as aulas deverão ser atribuídas aos docentes titulares de cargo habilitados e autorizados, respectivamente.

ETAPA I – Fase 3 – DIRETORIA DE ENSINO

Na Etapa I – Fase 3, atribuição de classes e aulas ao docente titular de cargo (A) e ingressante (I), que tenha feito opção pela designação nos termos do artigo 22 da Lei Complementar n° 444/1985.

Data

Horário

Evento

16/12/2024

8h as 13h

Conferência e ajuste do saldo.

16/12/2024

14h às 20h

Atribuição de classes e aulas – artigo 22 da LC 444/85 – titulares de cargo (A) e ingressantes (I) – em nível de Diretoria de Ensino.

A ATRIBUIÇÃO SERÁ REALIZADA ONLINE, A PARTIR DO LINK:

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_OTc3OWU3MTctZDJjYy00YjQzLWIyYTUtMjYzMzkzYTUwNzk2%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%22bd137e24-8f49-4e9b-a489-a678b63fdff4%22%7d

PODERÃO PARTICIPAR TODOS OS INSCRITOS ARTIGO 22 QUE INDICARAM A DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS LESTE

ETAPA I – Fase 4 – UNIDADE ESCOLAR

Data

Horário

Evento

17/12/2024

14h às 23h59

Manifestação de interesse na SED – não efetivos (P, N, F) – em nível de unidade escolar.

18/12/2024

14h às 20h

Atribuição de classes e aulas – não efetivos (P, N, F) – em nível de unidade escolar.

Na Etapa I – Fase 4, atribuição de classes e aulas referente à manifestação de interesse realizada pelos docentes não efetivos (P, N, F) para composição da jornada/carga horária ou atendimento da jornada de opção, em nível de unidade escolar, na seguinte ordem de prioridade:

a) docentes estáveis nos termos da Constituição Federal de 1988;

b) docentes celetistas;

c) docentes ocupantes de função-atividade.

ETAPA I – Fase 5 – DIRETORIA DE ENSINO

19/12/2024

14h às 23h59

Manifestação de interesse na SED – não efetivos (P, N, F) – em nível de Diretoria de Ensino.

20/12/2024

8h às 18h

Atribuição de classes e aulas – não efetivos (P, N, F) – em nível de Diretoria de Ensino.

Na Etapa I – Fase 5, atribuição de classes e aulas referente à manifestação de interesse realizada pelos docentes não efetivos (P, N, F) para composição da jornada/carga horária, em nível de Diretoria de Ensino, na seguinte ordem de prioridade:

a) docentes estáveis nos termos da Constituição Federal de 1988;

b) docentes celetistas;

c) docentes ocupantes de função-atividade.

Em nível de Diretoria de Ensino, as aulas deverão ser atribuídas aos docentes não efetivos habilitados e autorizados, respectivamente.

ETAPA I – Fase 6 – DIRETORIA DE ENSINO

Data

Horário

Evento

23/12/2024

14h às 23h59

Manifestação de interesse na SED – não efetivos (P, N, F) – que optaram por mudança de Diretoria de Ensino.

26/12/2024

8h às 18h

Atribuição de classes e aulas – não efetivos (P, N, F) – que optaram por mudança de Diretoria.

Na Etapa I – Fase 6, atribuição de classes e aulas referente à manifestação de interesse realizada pelos docentes não efetivos (P, N, F) que tenha feito a opção pela mudança de Diretoria de Ensino.

Docentes com contratos celebrados em 2021 participam do processo de alocação conforme sua classificação no Processo Seletivo Simplificado desde que devidamente credenciados no Programa Ensino Integral – PEI, devendo cumprir a quarentena para celebração de um novo contrato.

ETAPA I – Fase Intermediária 2 – DIRETORIA DE ENSINO

Data

Horário

Evento

27/12/2024

8h às 13h

Conferência e ajuste do saldo – classes

27/12 a 29/12/2024

a partir das 14h de 17/12, até às 23h59 de 29/12

Manifestação de interesse na SED – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – contratados e candidatos à contratação, em nível de Diretoria de Ensino.

30/12/2024

8h às 18h

Atribuição de Classes – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – em nível de Diretoria de Ensino.

Os docentes contratados e candidatos à contratação dos Aos Iniciais do Ensino Fundamental, somente poderão participar do Processo de Atribuição de Classes e Aulas, desde que estejam classificados no Processo Seletivo Simplificado VUNESP de 05-0602024 e inscritos no Processo de Atribuição de Classes e Aulas 2025.

Capítulo IV

Do Processo Seletivo e Atribuição de aulas nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA – 2025

Data

Horário

Evento

02/12/2024

Organizado pela DE

Publicação do Edital de Credenciamento: * Diário Oficial do Estado * Site das Diretorias de Ensino

10/12 a 20/12/2024

8h às 17h

Período de inscrição aos docentes: * titulares de cargo * não efetivos (P, N, F) * contratados de 2022 a 2024 * candidatos à contratação

13/01/2025

Organizado pela DE

Publicação da classificação final deferidos/indeferidos * Diário Oficial do Estado * Site das Diretorias de Ensino

17/01/2025

8h às 17h

Recondução e Atribuição de aulas do CEEJA aos docentes: titulares de cargo, não efetivos (P, N, F), contratados de 2022 a 2024 e candidatos à contratação

Os docentes titulares de cargo e não efetivos (P, N, F) com classe/aulas atribuídas em escolas de tempo parcial e que serão afastados nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA, as aulas destes professores serão disponibilizadas na Unidade Escolar de origem e/ou Diretoria de Ensino.

Docentes titulares de cargo e não efetivos (P, N, F) somente poderão ter aulas atribuídas no CEEJA, desde que, estejam devidamente inscritos no Processo de Atribuição de Classes e Aulas 2025 e credenciados no processo seletivo específico do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA.

Os docentes contratados e candidatos à contração, somente poderão ter aulas atribuídas no CEEJA, desde que estejam classificados como remanescentes do concurso de Professor de Ensino Fundamental e Médio e/ou classificados no Processo Seletivo Simplificado VUNESP de 05-06-2024, devidamente inscritos no Processo de Atribuição de Classes e Aulas 2025 e credenciados no processo seletivo específico do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA.

As vagas do módulo das unidades escolares que ofertam o CEEJA, ocupadas por docente contratado, deverão ser disponibilizadas no Processo de Atribuição Inicial de Classes e Aulas, aos docentes titulares de cargo e não efetivos (P, N, F).

Posterior atendimento aos docentes titulares de cargo e não efetivos (P, N, F), os docentes contratados de 2022 a 2024 que obtiveram avaliação favorável à permanência no CEEJA, na atribuição das aulas do programa, terão prioridade na classificação entre os pares da mesma categoria funcional, desde que, classificados como remanescentes do concurso de Professor de Ensino Fundamental e Médio e/ou classificados no Processo Seletivo Simplificado VUNESP de 05-06-2024.

Capítulo V

Da Recondução Projetos/Programas da Pasta

Data

Horário

Evento

17/01/2025

8h às 17h

Recondução de Projetos/Programas – titulares de cargo, não efetivos (P, N, F).

Poderão ser reconduzidos os docentes que atuam nos seguintes projetos e programas da Pasta, conforme Resolução específica.

– Educação prisional;

– Fundação Casa;

– Sala de Leitura do Programa Ensino Integral (PEI);

– Professor Tutor.

Os docentes poderão ser reconduzidos nos programas/projetos, desde que, obtenham avaliação satisfatória à permanência no programa/projeto e estejam devidamente inscritos no Processo de Atribuição Inicial de Classes e Aulas 2025 e credenciados por meio de processo seletivo específico do projeto/programa em que foi indicado à recondução. Docentes que atuam em atendimento domiciliar e ação judicial (professor auxiliar), poderão dar continuidade desde que haja indicação nominal do seu acompanhamento; Docentes intérprete de libras poderão dar continuidade ao atendimento do aluno desde que tenham inscrição válida para o processo de atribuição de classes e aulas 2025; Todos os docentes, que atuam nas unidades escolares que oferecem os Itinerários de Formação Técnica Profissional, na função de PAEET, serão reconduzidos, se bem avaliados e indicados à recondução, somente após a etapa de atribuição de aulas do cronograma de janeiro de 2025, a ser disponibilizado pela CGRH, uma vez que, para ser PAEET, é condicionante ter aulas atribuídas no Ensino Técnico Profissionalizante;

Componente Curricular

Inicia a Constituição de Jornada

Completa a Constituição de Jornada

Ampliação de Jornada

Carga Suplementar

Disciplina habilitação

X

X

X

X

Disciplina autorizada

 

X

X

X

Demais disciplinas de habilitação da licenciatura

 

X

X

X

Disciplina decorrentes de outras licenciaturas

 

X

X

X

Parte Diversificada

 

X

X

X

Itinerários Formativos

X

X

X

X

CEL

 

X

X

X

Sala de Recurso

X

X

X

X

EJA/EJATEC

X

X

 

X

Ensino Colaborativo

 

X

X

X

ACDA

X

X

X

X

Itinerários Formativos do Ensino Técnico Profissional*

X

X

X

X

Sala de Leitura – UE Tempo Parcial

 

X

 

 

*poderá constituir ou completar a constituição de jornada desde que seja uma das disciplinas de sua licenciatura.