PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PROATI – 2025
EDITAL 02/2025
A Comissão Especial do Projeto de Apoio à Tecnologia – PROATI da URE – Campinas Leste, com fundamento na Resolução da Secretaria do Estado da Educação – SEDUC nº 35/2025, torna pública a abertura de inscrições e a realização do processo seletivo simplificado de profissionais, em nível regional, para a atuação no Projeto de Apoio à Tecnologia – PROATI nas escolas da rede pública estadual desta Diretoria de Ensino, mediante as condições estabelecidas neste edital:
I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
São objetivos do projeto e atribuições dos profissionais selecionados:
– incentivar e garantir o desenvolvimento e a utilização de tecnologias na Rede Pública Estadual, assegurando que essas ferramentas sejam efetivamente integradas ao ambiente escolar;
– promover e facilitar o uso de equipamentos tecnológicos, plataformas de aprendizagem virtuais, sistemas e aplicativos nas unidades escolares;
– organizar e preparar ambientes de tecnologia para uso nas atividades escolares;
– orientar os estudantes e profissionais da unidade escolar quanto ao uso e manuseio de equipamentos tecnológicos disponíveis;
– identificar as necessidades de manutenção de equipamentos na unidade escolar;
– notificar, registrar e acompanhar os pedidos de manutenção de equipamentos eletrônicos quando forem direcionados a URE para as respectivas assistências técnicas especializadas;
– outras tarefas determinadas pelo Diretor de Escola/Diretor Escolar e afetas ao presente projeto.
O projeto deverá ser atribuído a docentes contratados com aulas regulares atribuídas (é requisito manter aulas atribuídas e o projeto).
IMPORTANTE: na etapa de atribuição, se houver saldo de aulas regulares (nas salas de aula) da disciplina do candidato, não poderá ser atribuído o projeto a este docente e a comissão seguirá a classificação passando para o próximo candidato apto. O saldo de aulas é diário, e será consultado no dia da atribuição.
A carga do projeto e a quantidade de profissionais será atribuída conforme o quadro anexo da citada resolução que disciplina o projeto PROATI. Em síntese cada escola pode contar com no máximo um PROATI por período de funcionamento e o presente edital tem por finalidade suprir as vagas remanescentes do processo do edital nº1.
A lista das vagas desta URE será divulgada ao longo deste processo, os interessados devem acompanhar o site da URE Campinas Leste.
São requisitos para poder se candidatar e receber a atribuição do PROATI, disciplinada neste edital:
. ser contratado com aulas atribuídas, com inscrição ativa no processo de atribuição de classes ou aulas 2025
. possuir perfil profissional e aptidão para incentivar o uso consciente de tecnologia; para planejar e desenvolver atividades pedagógicas que integrem as tecnologias digitais ao processo de ensino e aprendizagem, promovendo metodologias ativas e o uso crítico das ferramentas tecnológicas; para orientar e acompanhar os estudantes na realização de projetos interdisciplinares que envolvam o uso de tecnologias educacionais, estimulando a criatividade, a pesquisa e a resolução de problemas; e para atuar como mediador na apropriação de conhecimentos digitais pelos alunos, auxiliando no desenvolvimento de competências digitais essenciais para a formação acadêmica e cidadã;
II – DAS INSCRIÇÕES
. A inscrição será realizada exclusivamente através do e-mail atribuicaoaulacampinasleste@gmail.com .
. Informar nome completo, CPF e RG, escola sede de controle de frequência, formação e disciplinas de habilitação e qualificação;
. A inscrição deverá ser realizada das 12h do dia 24/09/2025 até às 23h59 do dia 26/09/2025.
. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
. Não será permitido que haja inscrição fora do dia/horário previsto nos itens anteriores, não cabendo a alegação de eventual impossibilidade informática, seja qual for o motivo, nem mesmo por força maior ou caso fortuito.
. É de integral responsabilidade do candidato o envio correto das informações solicitadas na inscrição, não cabendo, em hipótese alguma, a correção dos dados depois de enviada a inscrição, ficando sujeito à eliminação do certame;
III – DA PROVA OBJETIVA
. A prova objetiva se dará em data e local a ser informado no site da Diretoria de Ensino Campinas Leste. É responsabilidade do interessado acompanhar todas as informações que serão divulgadas.
. A prova será composta por 20 questões de múltipla escolha e terá duração máxima de duas horas, já incluído nesse limite o tempo de preenchimento do gabarito.
. Ao sair do local de prova, o candidato somente poderá levar a folha de rascunho, se houver.
. Durante a realização da prova, não será permitida qualquer comunicação com os demais participantes, tampouco o uso de qualquer item eletrônico, de qualquer espécie ou natureza.
. A não observância dos itens previstos neste edital implicará no impedimento à participação da prova ou na sua retirada compulsória do certame, com a consequente eliminação do processo seletivo.
IV – DA ENTREVISTA
. Poderá participar da etapa de entrevista o candidato que obtiver, no mínimo, nota 12 na prova objetiva.
. A convocação dos candidatos aprovados na prova objetiva ocorrerá mediante divulgação a ser disponibilizada no “site” da URE.
. O candidato que não participar da entrevista será excluído do processo seletivo simplificado, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento, seja qual for o motivo alegado.
. A entrevista abordará as competências necessárias elencadas no Anexo III.
V – DA CLASSIFICAÇÃO E DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
. A URE, após a fase de entrevistas, procederá com a classificação final, que não será passível de reconsideração ou recurso, reservado o direito da URE de proceder a eventuais correções de erros materiais.
. Para a classificação final, a URE utilizará os seguintes critérios de desempate: a) idade igual ou superior a 60 anos, de acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003); b) maior tempo de serviço; c) maior número de dependentes (encargos de família); e d) maior idade, para os inscritos com idade inferior a 60 anos.
. Todas as etapas do processo seletivo terão suas comunicações publicadas no sítio eletrônico desta URE Campinas Leste, cabendo aos candidatos o acompanhamento diário das publicações, já que não haverá comunicação do certame por nenhum outro meio.
. Não caberá a alegação de desconhecimento das disposições deste edital e do conteúdo exposto na Resolução SEDUC nº 35/2025, bem como das publicações deste certame, quais são de leitura obrigatória por parte dos candidatos.
. Após a classificação final ser publicada, a URE, em conjunto com a unidade escolar, procederá à atribuição das vagas em conformidade com os critérios da Resolução SEDUC nº 35/2025, com início imediato do exercício no programa.
. Não haverá acréscimo remuneratório pelo desempenho específico das atividades do PROATI, tampouco pagamento de Gratificação de Dedicação Exclusiva – GDE no caso de desempenho em escolas do Programa de Ensino Integral – PEI.
. Os conteúdos da prova objetiva são os contidos no Anexo II.
. As ocorrências não previstas neste edital e os casos omissos serão reportados e resolvidos pela Comissão Especial deste projeto.
ANEXO I
VAGAS – publicação em breve – acompanhe o site Campinas Leste]
ANEXO II
Os candidatos serão avaliados sobre os seguintes temas e conteúdos, conforme detalhamento abaixo:
- Infraestrutura de Redes e Segurança
- Conceitos básicos de redes de computadores.
- Equipamentos de infraestrutura de rede: Firewalls, Switches e Access Points.
- Segurança perimetral de redes escolares.
- Dimensionamento de banda e sua importância na conectividade.
- Fatores que interferem na qualidade do sinal Wi-Fi.
- Problemas comuns em redes Wi-Fi e suas soluções.
- Autenticação e gerenciamento de acessos Wi-Fi para alunos, professores e servidores administrativos.
- Configuração de redes sem fio e segmentação de redes.
- Redes Wi-Fi disponíveis nas unidades escolares.
- Medidas a serem tomadas em caso de falta de conexão à internet.
- Conectividade e Procedimentos Operacionais
- Identificação e resolução de problemas de conectividade.
- Procedimentos para abertura de chamados sobre problemas de internet.
- Função e manutenção de racks de infraestrutura de rede.
- Atualização e gestão de firewalls para segurança da rede.
- Endereçamento IP e ferramentas de diagnóstico de rede.
- Uso adequado de equipamentos de rede nas escolas.
- Política de uso de roteadores particulares e instalação de novos pontos de internet.
- Papel dos Núcleos de Informações Educacionais e Tecnologia (NITs) na gestão da conectividade escolar.
- Uso de Dados Patrocinados em plataformas da SEDUC-SP.
- Sistemas e Aplicativos Utilizados pela SEDUC-SP
- Secretaria Escolar Digital (SED): funcionalidade e acessos.
- Procedimentos de recuperação de senha e login na SED.
- Acesso e gestão de contas institucionais (e-mail e Office 365).
- Uso e armazenamento de documentos na nuvem (Google Drive e OneDrive).
- Controle de acesso e segurança digital na SED.
- Procedimentos para alunos e professores acessarem plataformas educacionais.
- Uso do e-mail institucional da Microsoft e suas funcionalidades.
- Integração entre e-mail institucional e login na rede de computadores escolares.
- Conceitos de Informática e Segurança Digital
- Componentes de um sistema operacional.
- Conceitos de hardware e software.
- Principais funcionalidades do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint).
- Procedimentos para encerrar processos travados no Windows.
- Definição e uso de sistemas operacionais (Windows, Linux, macOS, UNIX).
- Extensões de arquivos utilizadas em planilhas eletrônicas.
- Manutenção de equipamentos de informática.
- Procedimentos de formatação de computadores.
- Conceito e riscos de phishing e outras ameaças cibernéticas.
- Função da memória RAM e armazenamento digital.
- Gestão e Manutenção de Equipamentos Tecnológicos
- Redes de computadores e configuração de equipamentos.
- Procedimentos para diagnosticar problemas em computadores, notebooks e tablets.
- Uso de redes institucionais pelos equipamentos da escola.
- Procedimentos para abertura de chamados de suporte técnico.
- Uso correto de notebooks e tablets fornecidos pela SEDUC-SP.
- Manutenção preventiva e corretiva de equipamentos informáticos.
- Importância da gestão adequada dos dispositivos tecnológicos nas escolas.
ANEXO III
Os candidatos serão avaliados sobre os seguintes temas e conteúdos, conforme detalhamento abaixo:
. Interesse, Motivação e Desempenho – capacidade de engajamento e de alcançar os resultados esperados em suas atividades, dentro do prazo determinado, com uso racional de recursos
Realiza suas atividades de forma interessada e motivada, completa, precisa e criteriosa, atendendo aos resultados esperados |
Realiza as tarefas sob sua responsabilidade contribuindo com os resultados da equipe |
Adapta-se a acontecimentos ou eventos inesperados e às alterações de prioridades no desenvolvimento do seu trabalho |
Mantém sigilo sobre assuntos confidenciais |
. Comprometimento e Responsabilidade – capacidade de se comprometer com seu trabalho e de desenvolvê-lo alinhado aos objetivos institucionais, com responsabilidade e ética profissional
Empenha-se nas situações de trabalho que não são rotineiras |
Desenvolve suas atividades com alto grau de compromisso, buscando tomar as providências necessárias para alcançar resultados |
Não deixa que interesses ou compromissos pessoais interfiram no andamento dos trabalhos |
Procura buscar meios que possibilitem melhor formação técnica |
. Comunicação e Expressão – capacidade de expressar ideias e fatos de forma clara e objetiva para torná-los compreensíveis ao interlocutor e de ouvir atentamente o interlocutor, buscando compreendê-lo
Sabe se comunicar com clareza e objetividade |
Sabe ouvir colegas e/ou superiores sem prejulgamentos que comprometam a compreensão do assunto |
Ouve e interage com o interlocutor de forma respeitosa |
Redige documentos (cartas, e-mails, textos e outros) com clareza e qualidade |
. Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal – capacidade de atuar em conjunto, interagindo e mantendo um bom relacionamento com seus pares e superiores, lidando com diversidade e focando energias para a consecução dos resultados
Realiza suas atividades em harmonia com outros profissionais |
Consegue lidar com diferenças na equipe, focando-se nos objetivos comuns do trabalho |
Contribui com a construção do consenso e compromete-se com a equipe em que atua |
. Disponibilidade e Flexibilidade – capacidade de reação às mudanças, procurando adaptar-se de forma produtiva, com atitude proativa, ao ambiente de trabalho
Propõe melhorias a partir de sua experiência e conhecimentos relativos às atividades que executa |
Elabora e apresenta soluções criativas e viáveis para situações vivenciadas nos processos em que atua |
Identifica e propõe melhorias aos superiores e colegas para as atividades desenvolvidas |
Age com determinação e persistência frente a cenários imprevisíveis, superando obstáculos na execução das atividades |
. Atitude e Postura – capacidade de agir frente a situações de trabalho, independentemente de demanda superior, antecipando-se na resolução de problemas e/ou na execução de atividades
Busca solucionar problemas do dia-a-dia, de maneira pró-ativa, independentemente de estímulos externos |
Antecipa-se na execução dos trabalhos/tarefas antes mesmo de ser cobrado pela chefia imediata |
Busca melhorar a eficiência na execução dos trabalhos, mesmo que para isso seja necessário adquirir novos conhecimentos |