EDITAL 02/ 2025 – PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PROATI – 2025

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PROATI – 2025

EDITAL 02/2025

 

A Comissão Especial do Projeto de Apoio à Tecnologia – PROATI da URE – Campinas Leste, com fundamento na Resolução da Secretaria do Estado da Educação – SEDUC nº 35/2025, torna pública a abertura de inscrições e a realização do processo seletivo simplificado de profissionais, em nível regional, para a atuação no Projeto de Apoio à Tecnologia – PROATI nas escolas da rede pública estadual desta Diretoria de Ensino, mediante as condições estabelecidas neste edital:

 

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

São objetivos do projeto e atribuições dos profissionais selecionados:

– incentivar e garantir o desenvolvimento e a utilização de tecnologias na Rede Pública Estadual, assegurando que essas ferramentas sejam efetivamente integradas ao ambiente escolar;

– promover e facilitar o uso de equipamentos tecnológicos, plataformas de aprendizagem virtuais, sistemas e aplicativos nas unidades escolares;

– organizar e preparar ambientes de tecnologia para uso nas atividades escolares;

– orientar os estudantes e profissionais da unidade escolar quanto ao uso e manuseio de equipamentos tecnológicos disponíveis;

– identificar as necessidades de manutenção de equipamentos na unidade escolar;

– notificar, registrar e acompanhar os pedidos de manutenção de equipamentos eletrônicos quando forem direcionados a URE para as respectivas assistências técnicas especializadas;

– outras tarefas determinadas pelo Diretor de Escola/Diretor Escolar e afetas ao presente projeto.

O projeto deverá ser atribuído a docentes contratados com aulas regulares atribuídas (é requisito manter aulas atribuídas e o projeto).

IMPORTANTE: na etapa de atribuição, se houver saldo de aulas regulares (nas salas de aula) da disciplina do candidato, não poderá ser atribuído o projeto a este docente e a comissão seguirá a classificação passando para o próximo candidato apto. O saldo de aulas é diário, e será consultado no dia da atribuição.

A carga do projeto e a quantidade de profissionais será atribuída conforme o quadro anexo da citada resolução que disciplina o projeto PROATI. Em síntese cada escola pode contar com no máximo um PROATI por período de funcionamento e o presente edital tem por finalidade suprir as vagas remanescentes do processo do edital nº1.

A lista das vagas desta URE será divulgada ao longo deste processo, os interessados devem acompanhar o site da URE Campinas Leste.

São requisitos para poder se candidatar e receber a atribuição do PROATI, disciplinada neste edital:

. ser contratado com aulas atribuídas, com inscrição ativa no processo de atribuição de classes ou aulas 2025

. possuir perfil profissional e aptidão para incentivar o uso consciente de tecnologia; para planejar e desenvolver atividades pedagógicas que integrem as tecnologias digitais ao processo de ensino e aprendizagem, promovendo metodologias ativas e o uso crítico das ferramentas tecnológicas; para orientar e acompanhar os estudantes na realização de projetos interdisciplinares que envolvam o uso de tecnologias educacionais, estimulando a criatividade, a pesquisa e a resolução de problemas; e para atuar como mediador na apropriação de conhecimentos digitais pelos alunos, auxiliando no desenvolvimento de competências digitais essenciais para a formação acadêmica e cidadã;

 

II – DAS INSCRIÇÕES

. A inscrição será realizada exclusivamente através do e-mail atribuicaoaulacampinasleste@gmail.com .

. Informar nome completo, CPF e RG, escola sede de controle de frequência, formação e disciplinas de habilitação e qualificação;

. A inscrição deverá ser realizada das 12h do dia 24/09/2025 até às 23h59 do dia 26/09/2025.

. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

. Não será permitido que haja inscrição fora do dia/horário previsto nos itens anteriores, não cabendo a alegação de eventual impossibilidade informática, seja qual for o motivo, nem mesmo por força maior ou caso fortuito.

. É de integral responsabilidade do candidato o envio correto das informações solicitadas na inscrição, não cabendo, em hipótese alguma, a correção dos dados depois de enviada a inscrição, ficando sujeito à eliminação do certame;

 

III – DA PROVA OBJETIVA

. A prova objetiva se dará em data e local a ser informado no site da Diretoria de Ensino Campinas Leste. É responsabilidade do interessado acompanhar todas as informações que serão divulgadas.

. A prova será composta por 20 questões de múltipla escolha e terá duração máxima de duas horas, já incluído nesse limite o tempo de preenchimento do gabarito.

. Ao sair do local de prova, o candidato somente poderá levar a folha de rascunho, se houver.

. Durante a realização da prova, não será permitida qualquer comunicação com os demais participantes, tampouco o uso de qualquer item eletrônico, de qualquer espécie ou natureza.

. A não observância dos itens previstos neste edital implicará no impedimento à participação da prova ou na sua retirada compulsória do certame, com a consequente eliminação do processo seletivo.

 

IV – DA ENTREVISTA

. Poderá participar da etapa de entrevista o candidato que obtiver, no mínimo, nota 12 na prova objetiva.

. A convocação dos candidatos aprovados na prova objetiva ocorrerá mediante divulgação a ser disponibilizada no “site” da URE.

. O candidato que não participar da entrevista será excluído do processo seletivo simplificado, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento, seja qual for o motivo alegado.

. A entrevista abordará as competências necessárias elencadas no Anexo III.

 

V – DA CLASSIFICAÇÃO E DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

. A URE, após a fase de entrevistas, procederá com a classificação final, que não será passível de reconsideração ou recurso, reservado o direito da URE de proceder a eventuais correções de erros materiais.

. Para a classificação final, a URE utilizará os seguintes critérios de desempate: a) idade igual ou superior a 60 anos, de acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003); b) maior tempo de serviço; c) maior número de dependentes (encargos de família); e d) maior idade, para os inscritos com idade inferior a 60 anos.

. Todas as etapas do processo seletivo terão suas comunicações publicadas no sítio eletrônico desta URE Campinas Leste, cabendo aos candidatos o acompanhamento diário das publicações, já que não haverá comunicação do certame por nenhum outro meio.

. Não caberá a alegação de desconhecimento das disposições deste edital e do conteúdo exposto na Resolução SEDUC nº 35/2025, bem como das publicações deste certame, quais são de leitura obrigatória por parte dos candidatos.

. Após a classificação final ser publicada, a URE, em conjunto com a unidade escolar, procederá à atribuição das vagas em conformidade com os critérios da Resolução SEDUC nº 35/2025, com início imediato do exercício no programa.

. Não haverá acréscimo remuneratório pelo desempenho específico das atividades do PROATI, tampouco pagamento de Gratificação de Dedicação Exclusiva – GDE no caso de desempenho em escolas do Programa de Ensino Integral – PEI.

. Os conteúdos da prova objetiva são os contidos no Anexo II.

. As ocorrências não previstas neste edital e os casos omissos serão reportados e resolvidos pela Comissão Especial deste projeto.

 

ANEXO I

VAGAS – publicação em breve – acompanhe o site Campinas Leste]

 

ANEXO II

Os candidatos serão avaliados sobre os seguintes temas e conteúdos, conforme detalhamento abaixo:

  1. Infraestrutura de Redes e Segurança
  • Conceitos básicos de redes de computadores.
  • Equipamentos de infraestrutura de rede: Firewalls, Switches e Access Points.
  • Segurança perimetral de redes escolares.
  • Dimensionamento de banda e sua importância na conectividade.
  • Fatores que interferem na qualidade do sinal Wi-Fi.
  • Problemas comuns em redes Wi-Fi e suas soluções.
  • Autenticação e gerenciamento de acessos Wi-Fi para alunos, professores e servidores administrativos.
  • Configuração de redes sem fio e segmentação de redes.
  • Redes Wi-Fi disponíveis nas unidades escolares.
  • Medidas a serem tomadas em caso de falta de conexão à internet.
  1. Conectividade e Procedimentos Operacionais
  • Identificação e resolução de problemas de conectividade.
  • Procedimentos para abertura de chamados sobre problemas de internet.
  • Função e manutenção de racks de infraestrutura de rede.
  • Atualização e gestão de firewalls para segurança da rede.
  • Endereçamento IP e ferramentas de diagnóstico de rede.
  • Uso adequado de equipamentos de rede nas escolas.
  • Política de uso de roteadores particulares e instalação de novos pontos de internet.
  • Papel dos Núcleos de Informações Educacionais e Tecnologia (NITs) na gestão da conectividade escolar.
  • Uso de Dados Patrocinados em plataformas da SEDUC-SP.
  1. Sistemas e Aplicativos Utilizados pela SEDUC-SP
  • Secretaria Escolar Digital (SED): funcionalidade e acessos.
  • Procedimentos de recuperação de senha e login na SED.
  • Acesso e gestão de contas institucionais (e-mail e Office 365).
  • Uso e armazenamento de documentos na nuvem (Google Drive e OneDrive).
  • Controle de acesso e segurança digital na SED.
  • Procedimentos para alunos e professores acessarem plataformas educacionais.
  • Uso do e-mail institucional da Microsoft e suas funcionalidades.
  • Integração entre e-mail institucional e login na rede de computadores escolares.
  1. Conceitos de Informática e Segurança Digital
  • Componentes de um sistema operacional.
  • Conceitos de hardware e software.
  • Principais funcionalidades do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint).
  • Procedimentos para encerrar processos travados no Windows.
  • Definição e uso de sistemas operacionais (Windows, Linux, macOS, UNIX).
  • Extensões de arquivos utilizadas em planilhas eletrônicas.
  • Manutenção de equipamentos de informática.
  • Procedimentos de formatação de computadores.
  • Conceito e riscos de phishing e outras ameaças cibernéticas.
  • Função da memória RAM e armazenamento digital.
  1. Gestão e Manutenção de Equipamentos Tecnológicos
  • Redes de computadores e configuração de equipamentos.
  • Procedimentos para diagnosticar problemas em computadores, notebooks e tablets.
  • Uso de redes institucionais pelos equipamentos da escola.
  • Procedimentos para abertura de chamados de suporte técnico.
  • Uso correto de notebooks e tablets fornecidos pela SEDUC-SP.
  • Manutenção preventiva e corretiva de equipamentos informáticos.
  • Importância da gestão adequada dos dispositivos tecnológicos nas escolas.

 

ANEXO III

Os candidatos serão avaliados sobre os seguintes temas e conteúdos, conforme detalhamento abaixo:

. Interesse, Motivação e Desempenho – capacidade de engajamento e de alcançar os resultados esperados em suas atividades, dentro do prazo determinado, com uso racional de recursos

Realiza suas atividades de forma interessada e motivada, completa, precisa e criteriosa, atendendo aos resultados esperados
Realiza as tarefas sob sua responsabilidade contribuindo com os resultados da equipe
Adapta-se a acontecimentos ou eventos inesperados e às alterações de prioridades no desenvolvimento do seu trabalho
Mantém sigilo sobre assuntos confidenciais

. Comprometimento e Responsabilidade – capacidade de se comprometer com seu trabalho e de desenvolvê-lo alinhado aos objetivos institucionais, com responsabilidade e ética profissional

Empenha-se nas situações de trabalho que não são rotineiras
Desenvolve suas atividades com alto grau de compromisso, buscando tomar as providências necessárias para alcançar resultados
Não deixa que interesses ou compromissos pessoais interfiram no andamento dos trabalhos
Procura buscar meios que possibilitem melhor formação técnica

. Comunicação e Expressão – capacidade de expressar ideias e fatos de forma clara e objetiva para torná-los compreensíveis ao interlocutor e de ouvir atentamente o interlocutor, buscando compreendê-lo

Sabe se comunicar com clareza e objetividade
Sabe ouvir colegas e/ou superiores sem prejulgamentos que comprometam a compreensão do assunto
Ouve e interage com o interlocutor de forma respeitosa
Redige documentos (cartas, e-mails, textos e outros) com clareza e qualidade

. Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal – capacidade de atuar em conjunto, interagindo e mantendo um bom relacionamento com seus pares e superiores, lidando com diversidade e focando energias para a consecução dos resultados

Realiza suas atividades em harmonia com outros profissionais
Consegue lidar com diferenças na equipe, focando-se nos objetivos comuns do trabalho
Contribui com a construção do consenso e compromete-se com a equipe em que atua

. Disponibilidade e Flexibilidade – capacidade de reação às mudanças, procurando adaptar-se de forma produtiva, com atitude proativa, ao ambiente de trabalho

Propõe melhorias a partir de sua experiência e conhecimentos relativos às atividades que executa
Elabora e apresenta soluções criativas e viáveis para situações vivenciadas nos processos em que atua
Identifica e propõe melhorias aos superiores e colegas para as atividades desenvolvidas
Age com determinação e persistência frente a cenários imprevisíveis, superando obstáculos na execução das atividades

. Atitude e Postura – capacidade de agir frente a situações de trabalho, independentemente de demanda superior, antecipando-se na resolução de problemas e/ou na execução de atividades

Busca solucionar problemas do dia-a-dia, de maneira pró-ativa, independentemente de estímulos externos
Antecipa-se na execução dos trabalhos/tarefas antes mesmo de ser cobrado pela chefia imediata
Busca melhorar a eficiência na execução dos trabalhos, mesmo que para isso seja necessário adquirir novos conhecimentos