A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo disponibiliza a opção de inscrição on-line para alunos da Ensino Fundamental (Anos Iniciais/Anos Finais) e Ensino Médio, inclusive na modalidade Educação de Jovens e Adultos EJA, que se interessam em ingressar na rede pública alunos que se encontram fora da rede pública de ensino
Esse informativo se refere a solicitação de vaga para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais/Anos Finais) e Ensino Médio, inclusive na educação de jovens e adultos, feita, nesse momento, para escolas da Rede Pública de Estado de São Paulo, por estudantes de escolas particulares, de outros Estados, países ou que não se encontram matriculados na rede pública.
A inscrição poderá ser realizada pelo responsável legal (pai, mãe ou guardião) ou estudantes maiores de 18 anos.
Por meio da plataforma Secretaria Escolar Digital – SED https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOnline/login
Após acessar o site, será solicitado o preenchimento dos campos: “nome completo” e “e-mail”.
Será encaminhado um e-mail informando um link que deverá ser preenchido com todas as informações e documentos necessários após a finalização será encaminhado um e-mail ao responsável com a validação e pré-inscrição.
É necessário o preenchimento de todos os campos obrigatórios da ficha (atualmente o responsável pode fazer a inscrição por intenção de transferência com 3 opçoes de escola de acordo com interesse)
– Dados do responsável com endereço residencial e geolocalização do endereço
– Escolher uma escola para a inscrição (não será necessariamente a escola onde a vaga será disponibilizada
– Dados do estudante
– Endereço residencial do estudante (importante que no preenchimento se atente pro endereço da MORADIA do aluno, pra não haja erros de geolocalização no futuros) .
Anexar os comprovantes obrigatórios no item “anexos”. (cópia do CPF, RG ou RNE do responsável, comprovante de endereço, comprovante de declaração de transferência ou histórico escolar e comprovante do documento do estudante, se optar pelo noturno
Estudantes do 2º ano do Ensino Médio pode optar pelo período noturno
Desde que seja anexado um comprovante (carteira de trabalho, comprovante de matrícula em cursos, documento escrito pelo responsável ou pelo estudante maior de 18 anos que comprove essa necessidade que comprove a necessidade de atendimento nesse turno.
Importante
A partir da geolocalização, será possível identificar as unidades escolares estaduais próximas a residência do estudante e escolher uma delas como posto de inscrição on-line, que não necessariamente será a escola onde a vaga será disponibilizada. Esse campo é obrigatório.
Consulta da Inscrição/ Resultado da Vaga
O resultado da matrícula estará disponível para ser consultado no site: https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta.
Para outros esclarecimentos:
O estudante será matriculado na unidade escolar próxima a sua residência, com o tipo de ensino necessário ao estudante e com vaga disponível.
A unidade utilizada na inscrição é apenas indicação de posto de inscrição. Não é garantia de vaga ao estudante.
Tutorial Pré Inscrição Online – DECLT
Tutorial Inscrição por Mudança de Endereço
Perguntas Frequentes
1 – O que é Inscrição on-line de estudante?
É a solicitação de vaga para o ensino fundamental – anos inicias ou anos finais e ensino médio, inclusive na educação de jovens e adultos, feita, nesse momento, para escolas da Rede Pública de Estado de São Paulo, por estudantes de escolas particulares, de outros Estados, países ou que não se encontram matriculados na rede pública.
2 – Quem pode realizar a Inscrição on- line ?
A inscrição poderá ser realizada pelo responsável legal (pai, mãe ou guardião) ou estudantes maiores de 18 anos.
3- Como será feito a inscrição online?
a) Por meio da plataforma Secretaria Escolar Digital – SED https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscrcaoOnline/login
b) Após acessar o site, será solicitado o preenchimento dos campos: “nome completo” e “e–mail”. Será encaminhado um e-mail informando um link
que deverá ser preenchido com todas as informações e documentos necessários após a finalização será encaminhado um e-mail ao
responsável com a validação e pré-inscrição.
c) É necessário o preenchimento de todos os campos obrigatórios da ficha:
– Dados do responsável com endereço residencial e geolocalização do endereço;
– Escolher uma escola para a inscrição (não será necessariamente a escola onde a vaga será disponibilizada);
– Dados do estudante;
– Endereço residencial do estudante.
d) Anexar os comprovantes obrigatórios no item “anexos”. (cópia do CPF, RG ou RNE do responsável, comprovante de endereço, comprovante de
declaração de transferência ou histórico escolar e comprovante do documento do estudante, se optar pelo noturno)
e) Clicar em concluir e está feita a inscrição.
f) Será recebido um e-mail de confirmação da inscrição on-line realizada.
4 – Para que serve a geolocalização?
A partir da geolocalização, será possível identificar as unidades escolares estaduais próximas a residência do estudante e escolher uma delas como posto de inscrição on-line, que não necessariamente será a escola onde a vaga será disponibilizada. Esse campo é obrigatório.
5- Onde consultar o resultado da matrícula do estudante?
O resultado da matrícula estará disponível para ser consultado no site: https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta.
6 – Posso escolher uma escola de preferência?
O estudante será matriculado na unidade escolar próxima a sua residência, com o tipo de ensino necessário ao estudante e com vaga disponível.
A unidade utilizada na inscrição é apenas indicação de posto de inscrição. Não garantia de vaga ao estudante.
7 – O estudante poderá fazer a inscrição de matrícula na rede estadual e ser encaminhado para a rede municipal?
Sim. O estudante que fizer inscrição on-line, nesse momento, terá uma vaga disponível em escola pública próxima a sua residência, com o tipo de ensino que o estudante necessita e com vaga.
8 – Depois de matriculado o estudante pode perder a vaga?
Não. Nesse momento o estudante deverá participar de todas as atividades presenciais disponibilizada pela rede estadual de ensino.
10 – Como faço a troca de horário/período?
Nesse momento todos os estudantes terão sua vaga disponibilizada em período adequado a sua idade/série ou necessidade. Caso haja necessidade de mudança de período, o responsável deve solicitar junto a UE (havendo vaga).
11 – Os estudantes de Ensino Médio podem optar pelo período noturno?
Sim, desde que seja anexado um comprovante (carteira de trabalho, comprovante de matrícula em cursos, documento escrito pelo responsável ou pelo estudante maior de 18 anos que comprove essa necessidade) que comprove a necessidade de atendimento nesse turno.
Para outros esclarecimentos:
Quaisquer dúvidas, pedimos que entrem em contato com a Diretora do Núcleo de Matrícula, por meio do seguinte endereço eletrônico: decltnrm@educacao.sp.gov.br