A Olimpíada de Redação São Paulo-REDASP é uma atividade realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) que visa fomentar a escrita dos estudantes, desenvolver as competências, as habilidades relacionadas à Língua Portuguesa, à Produção Textual e encontrar jovens talentos da escrita.
Tem por objetivo incentivar a produção textual a fim de contribuir para o desenvolvimento das competências previstas no Currículo Paulista de modo que os estudantes possam utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital – para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação. Além disso, é uma iniciativa que busca valorizar a autoria dos estudantes por meio da produção textual.
Participam da REDASP, os estudantes matriculados nas escolas de Tempo Parcial e de Ensino Integral, nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos) e no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), entre os dias 19 e 27 de agosto de 2024.
Os temas da redação, preparados para a Olimpíada, discutirão assuntos contemporâneos com os gêneros textuais adequados ao ano/série do estudante, considerando o Currículo Paulista e serão escritos, de forma on-line, no CMSP (Centro de Mídias da Educação de São Paulo), na plataforma de Redação Paulista.
Estudantes, professores, escolas e Diretorias de Ensino serão premiadas, em eventos de premiação.