Projeto “Jornal Nacional da Leitura” estimula a prática da leitura no 1º Ano A

Projeto “Jornal Nacional da Leitura” estimula a prática da leitura no 1º Ano A

A turma do 1º Ano A da escola EE Prof. Roque de Magalhães Barros, sob orientação da professora Márcia Lucas, está participando do projeto “Jornal Nacional da Leitura”, uma iniciativa que visa despertar o interesse dos alunos pela leitura por meio do formato de notícias.

O projeto começa com uma conversa para apresentar aos alunos o conceito do jornal impresso, as notícias na televisão e na internet, usando exemplares, trechos impressos e vídeos na TV para ilustrar como as informações são divulgadas.

Cada semana, os alunos recebem ou escolhem uma notícia adaptada para seu nível, acompanhada de uma ficha para ler e, após a leitura, preenchem a ficha com o apoio necessário. Em seguida, eles apresentam suas fichas em voz alta para a professora e os colegas, simulando a apresentação de uma “notícia literária” no Jornal Nacional da Leitura. Esse momento é marcado pela troca de comentários e perguntas entre os estudantes, fortalecendo a compreensão e a troca de ideias.

As fichas preenchidas são organizadas em um mural ou pasta coletiva que forma o “Jornal da Leitura da Turma”. Aos poucos, algumas leituras são destacadas semanalmente, tornando-se parte do “Jornal Nacional da Leitura” da classe.

Para alunos que ainda estão desenvolvendo a leitura, a professora Márcia utilizou textos que eles já conhecem de cor, incluindo o alfabeto e palavras familiares, garantindo a participação de todos.

A atividade tem se mostrado uma forma lúdica e envolvente de promover a alfabetização e o hábito da leitura desde cedo.